domingo, 3 de abril de 2016

Lugares Mal Assombrados: O Castelo Maldito

Figura 1
Olá galera. O post de hoje é sobre um dos locais mais mal assombrados do mundo: o castelo de Edimburgo. Conhecido por ter sido palco de inúmeras tragédias este pitoresco complexo de pedra guarda histórias arrepiantes e mais de duzentos relatos de aparições sobrenaturais.
Este grandioso edifício é uma enorme fortaleza que impõe-se projetando-se sobre a cidade de Edimburgo. Trata-se de um gigantesco castelo que posiciona-se em meio ao topo de um enorme rochedo. O despenhadeiro de Castle Rock. É a segunda atração turística mais visitada na Escócia. O local recebe cerca de um milhão de turistas anualmente.
Quem predispõe-se a visitar esta sombria fortificação de pedra pode observar as joias da coroa Escocesa, examinar o assento de coroação dos reis da Escócia. O local possui espadas e cedros dentre os mais antigos de toda Europa. Insígnias guardadas após a união união dos parlamentos da Escócia e Inglaterra em 1707. Este local repleto de passagens secretas, quartos e ante-salas possui um passado. Isto, meus caros leitores, não pode ser negado. 
O castelo também abriga a pequena Capela de Santa Margarida, um grande Hall, prisões militares do século XVIII que abrigavam marinheiros detidos de inúmeros países e abriga também a  Mons Meg, um exemplar de uma bala que foi fundida para salvar o casamento da rainha Maria Stuart com o rei da França Henrique II.
Isto torna aquelas terras, aqueles quartos, aquelas ante salas e aqueles pilares, vidraças e corredores um portal para um passado sombrio e maldito. As informações são do MiniLua e da Wikipédia.

O Passado

O castelo tem mil anos de história. Foi utilizado pelos monarcas escoceses também tendo a função de abrigar inúmeros prisioneiros. 
Seus calabouços eram extremamente isalubres e até os dias de hoje é possível visita- los.
A série Reign do Warner Channel conta uma dentre as várias histórias sombrias que coabitam transcorridas em meio as enormes muralhas de pedra. A série de tv trata da história real da rainha Mary da Escócia que foi coroada ainda quando bebê. Inúmeros pergaminhos revelam que a vida de Mary Stuart foi marcada por diversas conspirações quando a moça ainda muito jovem assumiu o trono que lhe era de direito.  Seu filho tornou-se o rei da Escócia e da Inglaterra. Inúmeras conspirações contra seu reinado resultaram na morte de Mary quando ainda tinha pouca idade. A rainha teve uma vida infeliz e marcada por desilusão.
Outra história infeliz é da rainha Margaret, que passou a habitar o castelo quando fugia de uma guerra em que esteve envolvida. Margaret morreu de tristeza e loucura no castelo quando seu marido e filho foram assassinados brutalmente. Em sua homenagem foi construída a bela capela do século XII uma dos projetos arquitetônicos mais antigos do local.
Suas prisões de guerra encarceravam prisioneiros de diversas nacionalidades. Reformas eram feitas constantemente para garantir a integridade dos monarcas contra possíveis rebeliões das centenas de prisioneiros. 
O castelo pode ser avistado de qualquer lugar de Edimburgo sendo a atração turística mais visitada da pitoresca cidade.
Figura 2
O castelo de Edimburgo também foi cenário de diversas mortes cruéis. As histórias a respeito das masmorras são muitas como a de Alexander Stewart duque de Albany que encontrava-se aprisionado e fugiu assassinando guardas a facadas e depois botando fogo em seus corpos. 
A lady Janet Douglas de Glamis também foi encarcerada nas masmorras após ser acusada de praticar bruxaria. Após ser julgada Janet foi condenada as fogueiras onde morreu queimada.
Outra história que intriga inúmeras pessoas é a de um flautista que teria entrado as escondidas em uma das centenas de passagens subterrâneas do castelo e desapareceu. Não se sabe o que houve. Ele desapareceu sem deixar qualquer vestígio, sem nunca ter sido encontrado novamente.

Pesquisas Paranormais

Em 2001 devido aos diversos relatos de aparições misteriosas o castelo foi alvo de algumas investigações com cunho paranormal. Uma das investigações mais famosas foi a de uma equipe de 9 pesquisadores que reuniu 200 membros do público objetivando que observassem o local e contassem suas experiências. Duzentas pessoas espalharam-se em meio ao castelo durante uma madrugada fria. Algo surpreendente aconteceu. Cerca de 50 % dos envolvidos em tal empreitada vivenciaram experiências paranormais. Dentre a grandiosa quantidade de fenômenos relatados podem ser citadas aparições de sombras, quedas bruscas de temperatura, toques de mãos desconhecidas e puxões nas roupas dos exploradores.


O Mistério

Ao longo das décadas desde que o castelo foi aberto para visitantes, pessoas afirmam ter presenciado aparições de diversos espectros sobrenaturais misteriosos como fantasmas dos prisioneiros de guerra, um tocador de tambor sem cabeça, a aparição de uma entidade que toca gaita de foles, e um cachorro com aparência espectral perambulando de forma lépida nas proximidades do cemitério de cães.
Figura 3
**************************
Será que o fantasma da rainha Mary Stwart perambula pelos corredores sombrios do castelo em busca de vingança contra aqueles que tramaram sua morte? O que aconteceu com o flautista que despareceu misteriosamente em meio as passagens secretas de Edimburgo? Será que os prisioneiros mortos em condições precárias nos calabouços ainda permanecem vagando atormentados em meio aqueles corredores escuros e claustrofóbicos? Essas e outras histórias intrigam o povoado e pessoas em todo mundo. Perguntas, meus caros leitores, que ainda permanecem sem resposta.
Eu sou o Danilo Didho e você está no Histórias Assombradas.


Referencias:

Minilua. Disponível em: < http://minilua.com/misterioso-castelo-edimburgo/ >. Acesso em 04 de Abril de 2016.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_ Edimburgo >. Acesso em 04 de Abril de 2016.

Fotos:
Foto 1. Disponível em: <http://minilua.com/misterioso-castelo-edimburgo/>.
Foto 2. Disponível em: <http://viagem.uol.com.br/album/2012/10/30/lugares-assombrados-pelo-mundo.htm>.
Foto 3. Disponível em: <http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/25879-edimburgo>. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...