sábado, 12 de maio de 2012

Matéria Sombria: Possessão


Desde o início dos tempos tem se notícias sobre a possessão de pessoas através de divindades, magia entre outros. Nos tempos da Santissima Inquisição, registram-se milhares de mortes de pessoas possuídas por forças malignas e sobrenaturais. Até os dias de hoje tal assunto continua sendo alvo de comentários e opiniões controversos e deveras polêmicos. Os filmes tratam o assunto de forma sinistra. A medicina por sua vez possui hoje em dia explicações plausíveis para a maioria dos casos.  Na matéria de hoje você vai conhecer alguns filmes baseados em fatos reais que intrigam até os dias atuais milhares de pessoas em todo o mundo. São casos assombrosos que destacaram-se mundialmente.
Esquizofrenia
Este transtorno mental que ficou conhecido por todos através da mundialmente famosa novela Caminho das índias e caractirezado por alterações de pensamento, alucinações (auditivas principalmente, mas também sinestésicas e visuais) alaterações no contato com a realidade e delírios, é a patologia, que hoje, no presente explica a maioria dos casos registrados pela história.
Hoje não mais considerada como doença e sim transtorno mental, a esquizofrenia, pode atingir diversos tipos de pessoa, sem exclusão de grupos ou classes sociais. Este transtorno, atinge nos dias atuais 1% da população habitualmente na faixa de 15 a 25 anos, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia idade.
É curioso e importante dizer como um entre muitos exemplos o matemático John Forbes Nash, nos mostra que grande parte do meio acadêmico ou cientifico eram ou são acometidas deste transtorno.
A doença, hoje conhecida por muitos, no passado, graças a pouca informação e a medicina até então defasada e obsoleta, era considerada como possessão demoníaca. Até então a grande maioria da população não possuía ainda a tecnologia e o avanço da ciência como nos dias de hoje. As pessoas na idade media assustavam-se com as pessoas acometidas pela doença que causava paranoia, melancolia, transtorno delirante persistente, epísodio depressivo grave, contrapondo entre neuroses e psicoses. Graças a isto uma imensa quantidade de pessoas foi violenta e cruelmente torturada e massacradas pela igreja Católica e seus métodos errôneos e cruéis.
 A Incríveis Histórias Que Transformaram-se em Filmes
Estes casos perturbadores inspiraram e fizeram pano de fundo em muitos filmes de grande sucesso seguem-se a lista de alguns deles como boas opções para o fim de semana: O Exorcista (1973) , Os Demônios (1971), Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990) ,Schock (1977), O Planeta dos Vampiros (1965), Atividade Paranormal (2007) , Os Mestres Loucos (1955), Evocando Espíritos (2009), Enigma do Espaço (1999), Garota Infernal (2009) , Legião (2010), Alma Perdida (2009), O Exorcista II - O Herege (1977), A Repossuída (1990) , Dead Mary - A Possessão (2007), A Corrente do Mal (2008), As Vezes Eles Voltam 2 (1996) , O Anti-Cristo (2007).
É verdade também que alguns destes filmes foram inspirados em fatos verídicos como é o caso de "O Exorcista" inspirado em Robbie Mannheim, menino, que após tentar se contatar a tia falecida, passou a ser alvo de manifestações sobrenaturais. Na casa em que o rapaz morava movimentavam-se o quadro de Jesus entre outros objetos de forma estranha. Após médicos psiquiatras examinarem o jovem não obteve-se quaisquer resultados concretos. Foram-lhe então feitos 30 rituais de exorcismo que devolveram-lhe a normalidade.
Há também o caso da menina Anneliese Michel, que tratou-se de uma jovem alemã criada em uma família católica. Ela acreditava estar possuída pelo demônio. Os primeiros sinais vieram aos 16, quando começou a apresentar  alucinações seguidas de ataques epiléticos. Após procurar médicos, a família da jovem desesperada, procuraria, um bispo local que realizaria-lhe um exorcismo segundo os rituais católicos, meses depois a garota morreria após rescusar alimentos e água. Este caso verídico também inspirou o conhecido e bem sucessedido filme de horror intitulado "O Exorcismo de Emily Rose".
Um Caso Atual
Nos dias de hoje tem sido divulgado o caso do país caribenho de Trindad e Tobago, onde 17 estudantes, todas do sexo feminino, passaram mal e começaram a rolar no chão soltantando sons estranhos com os olhos virados a falar línguas desconhecidas.
Acredita-se tratar-se de possessão demoníaca coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...